domingo, 17 de setembro de 2017

Vida às avessas XV (arrependimento)



Na calada da noite, depois que a avó e a mãe dormiram, Ariana foi até o quarto do irmão. José Carlos estava esperando-a, pois a curiosidade era enorme.

- Mano, você não imagina o que o tio Jesuíno fez com a vovó, ele controlava a conta dela e usou a parte do dinheiro que coube a ela com a venda da propriedade.

- Não acredito! Ele tinha recebido a parte dele e não se contentou?

- A vovó ficou arrasada e nem quis que o tio Jaime e o tio Jurandir soubessem.

- Acho que eles têm que saber o que aconteceu. Precisam ir atrás do dinheiro da vovó. Afinal, é dela e ela tem o direito de usar como achar melhor.

- Ele e a tia Iracema nem atendem o telefone - completou Ariana.

- É um caso de polícia, se a vovó não o autorizou a pegar o dinheiro, então foi roubo, mana.

- Você acha que a vovó acusará o próprio filho? Com certeza ela prefere deixar esse assunto pra lá.

- Poxa, é muito triste pensar que o tio Jesuíno foi capaz de agir dessa maneira com a vovó - disse o José Carlos.

- Olha, é melhor você não se envolver, se ela quiser contar para o tio Jaime e o tio Jurandir, ela conta. Eu creio na justiça divina.

Os irmãos mudaram de assunto. José Carlos quis saber sobre o Geraldo e Ariana perguntou sobre seu trabalho.

Jesuíno e a esposa resolveram viajar para o exterior para curtir umas férias. O sonho deles era conhecer a Itália.

Mas a viagem que prometia ser a realização de um sonho se tornou um pesadelo para o casal. O voo foi cancelado duas vezes por causa das más condições meteorológicas.

Na terceira tentativa, antes de chegarem ao aeroporto o táxi sofreu um acidente. Capotou. O motorista morreu na hora. Iracema e Jesuíno tiveram várias lesões e foram socorridos no hospital mais próximo.

Iracema ficou em coma e faleceu após uma semana. Jesuíno ficou com sequelas. Perdeu a metade de uma perna. Entrou em depressão. As filhas acharam melhor colocá-lo numa clínica para que ele tivesse um bom acompanhamento.

Dona Josefa ficou muito triste com a notícia, porém nenhum dos filhos ou netos quis levá-la para visitar o Jesuíno. Afinal, ela tinha passado por tantas coisas e não podia fazer uma viagem longa.

Jaime e Jurandir ficaram revoltados com o irmão quando souberam o que ele tinha feito com a mãe. José Carlos não conseguiu segurar a língua. Pensaram em ir atrás dele para tirar satisfações. Dona Josefa não deixou.

-Deixem pra lá, não quero mais saber desse dinheiro que foi motivo de discórdia entre a família. Posso me manter com a pensão e ainda tenho força para ajudar a Sueli com a costura e os trabalhos de crochê e tricô.

- E agora o tio Jesuíno está naquela clínica - comentou Ariana. Pode ser que as filhas usem o dinheiro para pagar o tratamento dele.

Respeitando a vontade da dona Josefa o assunto foi esquecido. Jesuíno estava passando por um mal pedaço. Nem parecia mais o mesmo homem. Sentia a falta da esposa, a companheira de muitos anos. Chorava muito quando pensava nela.

Ao se dar conta de que havia perdido a metade de uma das pernas, além de perder a mulher, Jesuíno pensou em tirar a própria vida. Tentou mais de uma vez. As filhas nem cogitaram a ideia de levá-lo para casa. Ambas tinham uma vida social bem movimentada.

O namoro da Ariana e do Geraldo estava firme. Depois de alguns encontros aconteceu o primeiro beijo. No dia do noivado do casal, seu Maneco foi convidado. Como tio do noivo, não poderia faltar. Fazia um bom tempo que ele estava viúvo. Assim que viu a Sueli, pediu perdão pelos acontecimentos do passado.

-Espero que a senhora me perdoe pelo que fiz com sua família. Na época, quando seu marido faleceu, deduzi que minha dívida estava quitada. Por conta do meu ato, a senhora perdeu a sua casa.

- Por muitos anos senti raiva do senhor. Sem dinheiro não pude mais pagar as prestações. Eu contava com aquele dinheiro.

- Para corrigir o meu erro passei o bar para o nome do meu sobrinho. Meus filhos estão bem de vida e entenderam o meu gesto. Assim, Ariana será recompensada pelo mal que causei, principalmente, a ela. Casando-se com meu sobrinho em comunhão de bens, ela também será dona do estabelecimento. Eles poderão transformá-lo num mercado.

- E o que o senhor vai fazer da vida?

- Vou aproveitar a minha aposentadoria. Quero viajar, curtir os netos.

Na família de Sueli tudo estava indo bem. Em breve ela e a mãe ficariam sozinhas. Continuariam costurando e vendendo seus crochês. O benefício da dona Josefa ajudava no orçamento da casa.

Depois de ficar meses na clínica, Jesuíno teve alta. Conseguiu superar a depressão e foi morar na casa de uma das filhas. As duas irmãs pagavam uma cuidadora para fazer companhia a ele. A casa dele foi vendida. Ele não quis mais morar nela sem a esposa. Ele tinha ainda um salário que recebia do INSS.

Aqueles acontecimentos mexeram com a sua cabeça e com a ajuda da filha, Jesuíno transferiu o dinheiro para a conta da mãe e escreveu-lhe uma carta pedindo perdão pelo que havia feito a ela. O arrependimento era muito grande.
Terminou a carta com lágrimas nos olhos. Pediu perdão, também, a Ariana pelo comportamento dele e da esposa na época em que a tiveram em sua casa.

Dona Josefa e Ariana perdoarão Jesuíno? Será que o arrependimento dele é sincero?

No próximo domingo a história chegará ao fim, não deixe de acompanhá-la.


Eternamente grata pela sua visita,

Cidália.

PS: O meu agradecimento especial ao meu sobrinho, Marcos Wagner que está sempre disposto a fazer a ilustração!

48 comentários:

  1. Eu acredito na sinceridade de Jesuíno , e espero que dona Josefa e Ariana perdoe ele. pena que essa linda história tá chegando ao fim , amei a ilustração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pela opinião e elogio, Cleuza!! Seu apoio me deixa muito feliz!
      Um abençoado final de semana,
      Beijos!

      Excluir
  2. Ola,
    Infelizmente eu fiquei um pouco perdida lendo seu post, acredito que seja uma história com mais capítulos então porque tinha muitos personagens e vários acontecimentos e viajei não entendi direito a noção de tudo. As ações aconteceram rápido demais e não me engatei muito na sua história infelizmente.
    Beijos
    Raquel Machado
    Leitura Kriativa
    http://leiturakriativa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raquel!
      Compreendo perfeitamente a sua colocação e agradeço pela sinceridade. Realmente a história está divida em pequenos trechos e só quem está acompanhando-a desde o início pode entende-la melhor.
      Beijos

      Excluir
  3. Olá, tudo bem? Não conheço os capítulos anteriores, então fiquei meio perdida, mas vou procurar ler os outros, hehe.

    Beijos,
    Duas Livreiras / SORTEIO de vários kits de livros

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    É uma pena que a história esteja chegando ao fim espero de coração que a dona Josefa e a ariana perdoem ele.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tais tudo bem!
      Muito obrigada pelo comentário, amei a sua opinião.

      Beijos

      Excluir
  5. Não sei se Jenuíno merece perdão, mas quem sou eu para julgá-lo. O problema é que confiança uma vez quebrada, é difícil de colar... E pelo texto, dá para ver que a vida deu uns bons ensinamentos para ele
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rose!
      É verdade, concordo com você, mas ele pagou caro pelo que fez com a mãe e a sobrinha. Muito obrigada pela opinião!!
      Beijos, Cidália.

      Excluir
  6. Oi, tudo bem?
    Fiquei um pouco perdida por não ter lido os capítulos anteriores, depois pretendo fazer isso :D
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Angélica, tudo bem!
      Ok, espero que goste da leitura!!

      Obrigada, beijos!

      Excluir
  7. Espero que o Jesuíno tenha se arrependido, por mais que a pessoa tenha feito algo de ruim se ela se arrepender devemos perdoar, espero que o Jesuíno se endireite agora, ansiosa pra saber o fim bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lucimar, todo mundo merece uma segunda chance! Muito obrigada pela opinião!!
      Beijos!

      Excluir
  8. Como não tenho acompanhado todos os capítulos eu fiquei completamente perdida, vou ter que ler para entender melhor o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
  9. Não sei se o arrependimento dele é real, mas se formos levar isso para nossa realidade, sim, as pessoas podem se arrepender, as vezes tragédias pessoais fazem as pessoas refletirem em seus atos. Agora em relação a história, espero que seja verdadeiro o arrependimento, e pelo que conheço da história dessa família, elas perdoarão.
    Bjs (•‿•)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pura verdade, Minda, às vezes o arrependimento chega, mesmo que tardio! Amei a sua opinião, muito obrigada!!
      Beijos

      Excluir
  10. Interessante a história, muitas vezes temos que analisar se o arrependimento é verdadeiro e vem do coração..vamos ver os próximos capitulos bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você, Cibele!!
      Muito obrigada pelo comentário e opinião!
      Beijos

      Excluir
  11. Olá!

    Muito boa a história, sempre que venho aqui me deparo com um texto incrível, parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Achei super legal a historia! Vou procurar os outros textos para eu ler, pois achei muito interessante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que boa notícia, Simara!!
      Muito obrigada pelo comentário, beijos!

      Excluir
  13. Fiquei perdida quanto à história mas gostei do seu estilo de escrita.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  14. Oiii!

    É engraçado, né? Nós queremos saber o final mas não queremos que a história acabe... Assim como a galera disse nos comentários fico na dúvida se ele realmente merece perdão... Veremos.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Paula!!
      Sim, é verdade! Uma hora ou outra o arrependimento chega e chegou para o Jesuíno. Obrigada pelo comentário e opinião!!

      Beijinhos

      Excluir
  15. Olá! Pretendo ler os outros capítulos! A ilustração está maravilhosa. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, espero que goste!! Eu e meu sobrinho agradecemos!

      Beijos

      Excluir
  16. oi!
    A história é maravilhosa e a cada capítulo fico mais curiosa :D
    bjo

    ResponderExcluir
  17. Que situação que o Jesuíno passou Ci.
    Acredito que depois do acidente, fez ele pensar muito no que aprontou com a mãe e acredito que ele esteja arrependido sim!
    Vou aguardar o final.

    Bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Quel!!
      Pois é, nem fale!
      Muito obrigada pelo carinho de sempre, amei a sua opinião!!

      Beijos

      Excluir
  18. Toda vez que venho aqui e leio lembro de algo que aconteceu na minha família, essas histórias são tão comuns tenho fé sim na justiça divina não como castigo mas como retorno de todas as ações que temos aqui ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jacke!
      Olha só, são essas coincidências da vida!! Também acredito na lei do retorno! Muito obrigada pelo comentário!! Amei a sua opinião!

      Beijos ❤

      Excluir
  19. Agora fiquei curiosa para saber o que vai acontecer nos próximos capítulos :o

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oba, que boa notícia, Cris!!
      Obrigada pelo comentário!

      Beijos

      Excluir
  20. aiiiii como tenho saudades de ler histórias assim... me faz lembrar o tempo do colégio... saudades saudades!! AMEEEI TEU POST <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que alegria ler seu comentário, Luna!!
      Muito obrigada!

      Beijos

      Excluir
  21. Valei-me, o que será de Jesuíno? Essa história está cada vez melhor, parabéns pelo texto, continuemos...

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Como não venho acompanhando as outras postagens, não consegui entender o contexto da história. No entanto, acho sua escrita bem fluída, o tipo de leitura que terminamos rapidamente.

    Beijos,
    oculoselivrosblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Peguei a história quase no fim, então fiquei um pouco perdida porque não tenho conhecimento de algumas coisas, mas mesmo assim a leitura fluiu muito bem, parabéns pelo texto. A mãe dele com certeza vai perdoar, já perdoou, aliás... Rs... Agora a Ariana, não sei o que passou, mas espero que perdoe também.

    ResponderExcluir
  24. Acho que fiquei meio perdida lendo. É uma historia com mais capítulos, certo? De qualquer forma, gostei da escrita. Espero que dê tudo cetto haha mães sempre perdoam.

    ResponderExcluir
  25. Oi tudo bem?
    você escreve bem, mas fiquei perdida Pois não li os postas anteriores, depois virei com mais tempo para lê-los e conseguir entender a história

    ResponderExcluir
  26. Olá! Ótimo acompanhar seus textos. Curiosa para ler os próximos posts.
    Parabéns pelo belo trabalho, bjo

    ResponderExcluir